Receitas deliciosas para as festas de fim de ano

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Dia-a-Dia Revista

Arno e Rochedo ensinam receitas deliciosas para as festas de fim de ano

Com a chegada do Natal e do Ano Novo, os momentos que passamos em família ficam ainda mais gostosos! E que tal preparar receitas deliciosas junto com as pessoas que amamos? Para alegrar as comemorações, as marcas Arno e Rochedo selecionaram receitas fáceis e práticas para essas ocasiões especiais ficarem mais saborosos! Confira abaixo.

 

1-    Biscoitinhos de Natal para presentear

Foto Divulgação: Arno/Rochedo

 

Ingredientes

250g de farinha de trigo

100g açúcar de confeiteiro

10g gengibre em pó

1 colher café de cravo em pó

1 colher de café de canela em pó

100g manteiga sem sal

2 ovos

 

Modo de preparo

Em um bowl, misture todos os ingredientes secos. Adicione a eles: os ovos e a manteiga em pedaços. Misture bem até formar uma massa lisa e até que não grude na mão. Leve para gelar por no mínimo 30 minutos. Com um rolo, abra a massa numa superfície enfarinhada. Se for necessário, acrescente mais um pouquinho de farinha para dar ponto de abrir sem grudar no rolo. Corte no formato desejado com cortadores, arrume em uma assadeira deixando um espaço entre eles e asse em forno pré-aquecido até começarem a dourar (aproximadamente 15 minutos). Tire do forno, espere esfriar. Se preferir, decore com canetinhas de colorir alimentícias e coloque dentro de um pote.

 

2 - Panetone com mousse de Nutella e ganache

 

Ingredientes

1 chocotone de 750g

300g de creme de leite fresco

400g de Nutella

200g de chocolate meio amargo

200g de creme de leite fresco

 

Modo de preparo

Com uma faca de serra, tire a tampa do chocotone. Reserve. Faça uma cavidade no chocotone usando uma faca e reserve. "Rasgue" um pouco dessa massa e reserve.

Na batedeira bata o creme de leite fresco até formar chantilly. Em uma vasilha, incorpore, aos poucos, o chantilly à Nutella, misturando delicadamente. Recheie o chocotone intercalando a mousse com alguns pedaços de massa de panetone. Feche a tampa e leve para gelar. Sugestão: sirva com uma calda de chocolate.


3 - Rabanada de forno

 

Ingredientes

1/2 xícara de leite

1 lata de leite condensado

1 colher de chá de canela em pó

Pão filão amanhecido e fatiado

Açúcar e canela para polvilhar

 

Modo de preparo

Corte os pães em fatias de aproximadamente 2cm de espessura e deixe de um dia para outro fora da embalagem para deixar ressecado. Em um bowl, misture o leite, leite condensado e canela em pó. Banhe as fatias de pão nessa mistura. Coloque as fatias em uma assadeira e leve ao forno pré aquecido a 180º por 10 minutos, tire a assadeira do forno para virar as fatias da rabanada e volte ao forno por mais 5 ou 10 minutos (até que estejam levemente douradas). Passe as rabanadas na mistura de açúcar e canela.

 

 4 - Salada de lentilha com bacalhau

 

Ingredientes da lentilha

400g de lentilha canadense

1/2 cebola

1 dente de alho

3 folhas de louro

Sal a gosto

 

Ingredientes do bacalhau

800g de bacalhau dessalgado

1/2 cebola

1 dente de alho

3 folhas de louro

Pimenta do reino branca

 

Ingredientes da cebola caramelizada

Cebola caramelizada

4 cebolas laminadas

10g açúcar

100g manteiga

Sal e pimenta do reino branca a gosto

Cebolinha francesa para decorar

 

Modo de preparo

Coloque as lentilhas com a cebola, alho, folhas de louro e sal na panela de pressão Rochedo. Após pegar pressão conte 5 minutos e desligue. Retire as lentilhas da água e reserve. Cozinhe o bacalhau com a cebola, alho, folhas de louro e sal em água fervente por 20 minutos. Retire da água, espere esfriar e desfie. Para preparar a cebola caramelizada, coloque o açúcar em panela e assim que ele derreter por completo adicione a manteiga e as cebolas laminadas. Deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre, até que elas fiquem bem douradas. Misture as lentilhas com o bacalhau desfiado e coloque as cebolas caramelizadas por cima. Decore com cebolinha e sirva.

 

5 - Salada de batata com pesto

 

 

Ingredientes para salada

6 batatas em cubos

1 abobrinha laminada grelhada

1 folha de louro

Azeite para grelhar a abobrinha

Sal e pimenta do reino a gosto Lascas de parmesão para decorar

 

Ingredientes para o pesto

1 maço grande de manjericão desfolhado (branqueado)

60g de castanha de caju

60g de parmesão

250ml de azeite (ou até obter a consistência desejada)

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo do pesto

Ferva 500ml de água com 1 colher de sopa de sal. Coloque as folhas de manjericão e deixe por 1 minuto. Retire as folhas, descarte a água e mergulhe imediatamente na água fria. Reserve as folhas. Bata todos os ingredientes do pesto no processador.

 

Modo de preparo da salada

Coloque os cubos de batata em uma panela e cubra com água fria. Leve ao fogo com a panela tampada até ferver. Quando ferver cozinhe por 2 minutos ou até que os cubos fiquem macios, mas sem desmanchar. Descarte a água e reserve as batatas. Fatie e grelhe a abobrinha em frigideira com sal e pimenta do reino a gosto. Quando as batatas estiverem frias tempere com o molho pesto e monte a salada com a abobrinha e as batatas. Decore com lascas de parmesão.

 

6 - Caipirinha cítrica

 

Ingredientes

300ml cachaça branca

50g de capim santo

Limão siciliano

Limão taiti

Açúcar

Gelo

Folha de capim santo para decorar

*limão cravo (opcional)

 

Modo de preparo

Bata a cachaça e capim santo no liquidificador e coe. Reserve. Em uma coqueteleira, ou pote com tampa, amasse bem as rodelas de limão com o suco de limão e açúcar. Adicione a cachaça aromatizada. Chacoalhe bem e coe. Coloque a mistura em um copo e acrescente alguns cubos de gelo, rodelas de limão e folhas de capim santo para decorar.

 

7 - Farofa de banana e bacon

 

Ingredientes

150g de bacon em cubos

1 cebola laminada

2 bananas da terra em cubos

300g de farinha de mandioca flocada

60g de manteiga

Salsinha e cebolinha a gosto

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo

Em uma panela doure o bacon, faça isso no fogo médio para não queimar. Reserve sobre papel toalha. Na mesma panela doure a banana da terra. Quando a banana estiver dourada retire e reserve. Na mesma panela adicione a manteiga e a cebola e deixe dourar levemente. Quando estiverem douradas junte o bacon e as bananas. Vá colocando a farinha de mandioca aos poucos e mexendo até que a farofa não esteja úmida, o ideal é que ela esteja soltinha. Acerte o sal e a pimenta. Adicione a salsinha e cebolinha e sirva.

 

  

 

Site: www.arno.com.br | www.rochedo.com.br
Facebook: Arno Oficial | Rochedo Oficial
YouTube: Arno Oficial | Rochedo Oficial
SAC (11) 2060-9777

 

 

 

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados