Segredos de família

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Tempero de Família – que vai ao ar na GNT toda quinta-feira, às 20h – tem ganhado cada vez mais notoriedade sob o comando de Rodrigo Hilbert. Não há como negar que o

Rodrigo apresenta programa na GNT

cenário usado por ele, muitas vezes a céu aberto, fisga o telespectador. A proposta de ‘cozinha do dia a dia’, inclusive, o diferencia das centenas de programas de culinária que invadiram a televisão. A mesma regra vale para as panelas de ferro e utensílios típicos das casas de avós que ele faz questão de usar, e lambuzar. O sucesso do programa ganhou as páginas dos livros. Hilbert acaba de lançar As Deliciosas Receitas do Tempero de Família (Editora Globo, 136 páginas, R$ 49,90 em média), que chega às prateleiras transbordando cheiros e sabores.

A obra é ilustrada por 49 receitas que contam um pouco da história do catarinense. Como não poderia deixar de ser, possui pratos que o ator mais gosta e que fizeram com que tomasse gosto pela arte de cozinhar: cheeseburguer e moqueca de corvina. Para facilitar ao leitor, o livro é dividido nas seções carnes, peixes, massas e acompanhamentos, petiscos e salgados, e sobremesas. As fotos que ilustram as páginas já são capazes de abrir o apetite. Pratos tradicionais, como a polenta e a rabanada, dividem espaço com sugestões mais atípicas, caso do talharim de pupunha com molho de tomate. Confira algumas receitas.

Talharim de pupunha com tomate seco
Ingredientes: 1 pupunha (cerca de 800 g); 2 colheres (sopa) de manteiga; sal. Para o molho de tomate caseiro: 2 tomates; 5 dentes de alho; 1 colher (sopa) de manteiga; azeite; manjericão; salsinha; sal; pimenta-do-reino; 1 pitada de açúcar ou 1 colher (café) de mel.

Modo de preparo: Descasque a pupunha e corte-a em pedaços da espessura da massa de talharim. Com um descascador de batata ou ralador largo, faça tiras e coloque-as em panela com água fervente. Acrescente o sal e manteiga. Deixe no fogo até cozinhar.

Molho de tomate caseiro: Doure o alho picado em uma panela com a manteiga e um pouquinho de azeite (para não queimar a manteiga). Adicione a salsinha e o manjericão, acrescente os tomates picados, o sal, a pimenta-do-reino e um pouco mais de azeite. Coloque o açúcar ou o mel para quebrar a acidez do tomate. Para servir, escorra a pupunha e coloque-a na panela, junto com o molho.

Doce de banana
Ingredientes: 10 bananas-prata; 8 colheres (sopa) de açúcar, água.

Modo de preparo: Coloque as bananas cortadas em rodelas e o açúcar em uma panela. Deixe cozinhar até ficar escura, mexendo de vez em quando e colocando pouca quantidade de água para não grudar. Deixe esfriar e já está pronto.

Paella leva só legumes

Paella Vegetariana
Ingredientes: 4 xícaras (chá) de arroz; couve-flor; brócolis; cenoura; alho-poró; beterraba; batata-doce; batata-inglesa; pimentão vermelho; abobrinha amarela; abobrinha italiana; tomate; cebola; cebola roxa; azeite; óleo; açafrão; coentro; alho e sal.

Modo de preparo: Faça um caldo de legumes com água, um pedaço de abobrinha, a couve-flor, os brócolis, a cenoura, o alho-poró, um pouco de cebola, o alho, o sal e o açafrão. Mexa bem e leve ao fogo até ferver. Reserve. Pique o alho, a cebola branca e a roxa, o açafrão e vá colocando os legumes na ordem do que for mais demorado para cozinhar: a beterraba, a batata-doce, a batata-inglesa, a cenoura, o pimentão, o alho-poró, a abobrinha amarela, a abobrinha italiana e o tomate. Aos poucos, vá adicionando o caldo de legumes que estava reservado. Em seguida, acrescente o arroz, deixando refogar um pouco. Quando estiver começando a grudar no fundo da panela, despeje o caldo de legumes, sempre na medida do necessário. Vá regulando a quantidade de sal e pimenta. No final, coloque a couve-flor e os brócolis. Para finalizar e enfeitar, acrescente o coentro, as tiras de pimentão e o azeite.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados