5 reservas naturais par conhecer na Ilha da Madeira

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Redação

Belas paisagens e natureza pouco explorada pelo ser humano são características da Ilha da Madeira, território português em meio ao Oceano Atlântico. Os 741 quilômetros quadrados que formam a região concentram uma série de reservas naturais para visitação. Conheça cinco delas:

LEIA MAIS: SAIBA O QUE FAZER NA ILHA DA MADEIRA DURANTE A NOITE
ILHA DA MADEIRA: DESTINO PREPARA ATRAÇÕES ESPECIAIS DE NATAL E RÉVEILLON

Divulgação

Bonde que leva até a Rocha do Navio, uma das reservas na Ilha da Madeira

Ilha da Madeira: reservas naturais

1. Garajau

A praia de Garajau faz parte da reserva que leva o mesmo nome. Suas águas calmas e cristalinas atraem os praticantes de mergulho, já que é possível apreciar a vida marinha. Arraias e peixes de grande porte estão habituados a conviver com as pessoas que praticam o esporte por lá.

2. Ponta de S. Lourenço

Com fauna e flora peculiares, a Ponta de S. Lourenço é a península mais a leste da Ilha da Madeira. Para curtir esta reserva, basta se aventurar pela trilha de caminhada que a percorre – o percurso dura cerca de duas horas e meia. No trajeto, é possível observar animais como gaivotas, lobos-marinhos e pintassilgos.

Para quem prefere o mar, é possível deslocar-se até a península de barco.

3. Rocha do Navio

Esta é uma reserva exclusivamente marinha, acessível por uma trilha no mirante da Rocha do Navio ou por teleférico. Há duas praias, que figuram entre os cenários mais belos da costa norte da Ilha da Madeira, nas quais é permitido nadar.

4. Ilhas Desertas

As Ilhas Desertas são o refúgio atlântico para a foca monge, a espécie de foca mais rara do mundo. Ela é apenas uma das protegidas deste conjunto de ilhas desabitadas que fazem parte do arquipélago da Ilha da Madeira. As excursões chegam até lá em passeios de barco, que terminam em uma baía de águas cristalinas onde se pode nadar, fazer snorkeling e relaxar.

5. Ilhas Selvagens

As Ilhas Selvagens são uma das mais antigas reservas naturais de Portugal. Consideradas um santuário de aves, têm 273 hectares de paisagens agrestes rodeadas por uma extensa barreira de corais. O acesso às Selvagens é restrito e é preciso solicitar uma autorização especial do Parque Natural da Madeira para visitá-las.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados