Jovens atores encenam 'O Cortiço'

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

O romance naturalista O Cortiço, escrito por Aloízio de Azevedo (1857–1913) e lançado em 1890, é leitura obrigatória nas escolas. Mas muito mais do que um texto clássico, a história apresenta questões pertinentes e ainda existentes no País, como, por exemplo, a imensa desigualdade social, que nunca cessa.

E é sobre esse texto que jovens atores de Mauá, que fazem parte do Quartum Crescente, apresentam doia 11 de abril, às 10h e às 20h, o espetáculo baseado no livro de Azevedo, no Teatro Municipal da cidade (Rua Gabriel Marques, 353).

No palco, eles mostrarão a ascensão social do comerciante português João Romão, que não mede esforços para melhorar de vida. Além de outros empreendimentos, ele é dono do cortiço São Romão, onde figuras de todos os tipos moram, entre eles Bertoleza, Firmo, Rita Baiana, Piedade e Jerônimo, além de outros personagens emblemáticos.

Na história, que também já foi apresentada em filme na década de 1980, é retratado o cotidiano de seus moradores e suas lutas diárias pela sobrevivência. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 20. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados