6 cachoeiras na Serra da Canastra, em Minas Gerais

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Redação

Quem gosta de aventura não pode deixar de conhecer as cachoeiras na Serra da Canastra, na região do sudoeste de Minas Gerais. O local abriga o Parque Nacional da Serra da Canastra, um destino de natureza exuberante que abrange as cidades de São Roque de Minas, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. Com quase 200 mil hectares, é o destino perfeito para quem curte ecoturismo.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

6 Cachoeiras na Serra da Canastra 

  • Cachoeira Casca D’Anta
  • Cachoeira da Chinela
  • RPPN do Cerradão
  • Cachoeira dos Rolinhos
  • Cachoeira do Capão Forro
  • Poço das Orquídeas

Quem conhece a Serra da Canastra se encanta com os cenários típicos de cerrado, com campos rupestres, vegetação de Mata Atlântica e cachoeiras. Em 2018, o lugar foi considerado – de acordo com o Observatório do Turismo de Minas Gerais – o ponto turístico mais visitado do estado, com mais de cem mil turistas.

O parque abriga diversas quedas d’água, que ultrapassam os cem metros de altura e formam paisagens atrativas para os turistas. Entre as cachoeiras, estima-se que são cerca de 30 catalogadas, sendo que algumas têm acesso liberado e outras estão disponíveis somente para contemplação.

LEIA MAIS: PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE OURO PRETO, EM MINAS GERAIS
3 ESTRADAS COM PAISAGENS MARAVILHOSAS NO BRASIL

Divulgação
Vista da cachoeira na Serra da Canastra | Divulgação
Vista da cachoeira na Serra da Canastra

Cachoeira Casca D’Anta

Com 186 metros de altura, a Casca D’Anta é a mais famosa da região e está listada entre as maiores quedas livres do Brasil. Para admirá-la e aproveitar o que a natureza tem a oferecer, é possível optar por dois roteiros.

O primeiro é pela parte baixa do parque, que tem uma trilha de cerca de um quilômetro até seu poço. De lá, dá para observar bem de perto toda a abundância da queda formada pelas águas do rio São Francisco.

Já a rota da parte alta oferece vista para o cânion, por onde o rio desce a serra, além de um mirante de onde é possível avistar parte da queda principal e algumas piscinas naturais.

Aluguel de carro mais barato? Clique aqui para encontrar os melhores preços.

Cachoeira da Chinela

Com fácil acesso de carro e uma trilha de menos de um quilômetro, a cachoeira, situada em uma propriedade particular, em Vargem Bonita, tem um poço profundo. O local é bom para banho e tem uma queda de 30 metros.

RPPN do Cerradão

A cachoeira do Cerradão fica em uma reserva Particular do Patrimônio Natural, localizada a cerca de dez quilômetros de São Roque de Minas. Com uma queda de 200 metros de altura, dividida em três lances, a formação tem poços profundos que são boas opções para os banhistas de plantão.

Cachoeira dos Rolinhos

A Cachoeira dos Rolinhos é a mais alta do Parque Nacional, com 300 metros. A água cai em forma de cascata, formando poços de até 50 metros de extensão. Para admirá-la, há um mirante com acesso fácil via uma trilha.

Cachoeira do Capão Forro

O conjunto fica a cerca de cinco quilômetros de São Roque de Minas e abrange cinco cachoeiras e piscinas naturais. A do Mato, uma das mais bonitas do conjunto, tem acesso a partir de uma caminhada de vinte minutos.

Poço das Orquídeas

A área pertencente à Cooperativa Agropecuária de São Roque de Minas é também conhecida como Lagoa dos Patos. A maior atração da imensa fazenda de quase 560 hectares é uma piscina natural arredondada, com praia de cascalho, pequena cachoeira e muitas árvores com orquídeas ao redor.

Onde ficar

O Hotel Chapadão da Canastra é a opção ideal para curtir um roteiro completo na região. A hospedagem ocupa um terreno de cinco mil metros quadrados, onde mais da metade é composta de jardins que chamam a atenção de seus visitantes.

Localizado à margem do Rio do Peixe, o local abriga pequenos animais silvestres e diversas espécies de pássaros. No total, são 24 apartamentos com uma área de 25 metros quadrados, com banheiro completo, frigobar, TV LED, telefone, ventilador e ar condicionado. Além disso, os quartos contam com varandas com vistas para a serra ou para o bosque.

Para o lazer, o hotel oferece piscina (adulto e infantil), hidromassagem aquecida, barzinho, salão de jogos, loja de artesanatos, videoteca, wifi e outros. De quebra, o Chapadão da Canastra disponibiliza veículos 4X4 para passeios nos melhores e mais procurados roteiros da Serra da Canastra.

25 destinos naturais mais lindos do Brasil

Não é preciso sair do País para encontrar paisagens repletas de belezas conservadas. Os destinos naturais mais lindos do Brasil contam com opções variadas, desde chapadas a praias espalhadas por diversos estados. Se você quer aproveitar as próximas férias em contato com a natureza, confira a lista que o Rota de Férias preparou com os 25 destinos naturais mais lindos do Brasil.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados