Um caminhão de sabores

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Oferecer comida de alta gastronomia a preços acessíveis e para todos os paladares. Esta é a máxima dos chamados food trucks (caminhões de comida). A prática ganhou força nos Estados Unidos, principalmente após a crise de 2008, que deixou inúmeros desempregados no País, e caiu no gosto do público paulista. Com pratos que variam de R$ 12 a R$ 25, é possível experimentar receitas diferenciadas – de lanches a iguarias refinadas – e conhecer o que há de melhor na gastronomia mundial.
 
De olho nesta vertente, foi realizado mês passado, em São Bernardo, o Food Truck na Pista. O nome é por conta do local escolhido: o espaço reservado para os skatistas da cidade. “Em São Paulo, a comida de rua é uma realidade e a ideia é que no Grande ABC aconteça a mesma coisa. A Capital está tomada pelos caminhões (são mais de 300), pelos chefs, carros de vários modelos, o pessoal está muito criativo”, diz a curadora da feira e chef do restaurante Dona Linda, de São Paulo, Gabriela Lazzuri. A variedade de opções, segundo ela, resulta no sucesso do evento, que tem previsão de acontecer uma vez por mês na cidade.
 
E não pense que só de lanches vive este tipo de comércio. É claro que eles são bastante procurados (todos com ingredientes refinados, como queijo brie, por exemplo), mas há também comidas italiana, árabe, mexicana, bebidas, pratos baianos e doces. Para produzi-los, os proprietários dos trucks têm uma cozinha de base e a montagem feita toda na hora. “O legal é que são pratos artesanais e quem consumir pode ter certeza que é gastronomia de alta qualidade”, garante Gabriela. As filas são grandes, mas a espera vale a pena. Confira a seguir algumas receitas servidas por estes caminhões de sabores.
 
 
Risoto de Funghi Porccini com Queijo Pecorino
(Calçada)
Ingredientes: 25 g de funghi porccini; 150 g de arroz arbóreo; 150 g de manteiga; 1,5 litro de caldo de legumes; 130 ml de vinho branco; 150 g de queijo pecorino; sal a gosto. Modo de preparo: Deixe o funghi hidratando em 350 ml de água quente por uma hora. Coe o funghi e reserve o caldo. Refogue o arroz e o funghi em 50 g de manteiga (reserve o restante da manteiga). Acrescente o vinho branco e deixe ferver até que ele começe a secar. Misture a água do funghi ao caldo de legumes e deixe ferver. Vá acrescentando o caldo de concha em concha, mexendo sempre, até que o arroz esteja al dente. Desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga e o queijo pecorino. Corrija o sal e sirva imediatamente.
 
 
Ice Caramelo
(Black’n’Load)
Ingredientes: 20 g de calda de caramelo; 4 pedras de gelo; 110 ml de leite bem gelado; 45 ml de café expresso
Modo de preparo: Coloque a calda de caramelo no fundo do copo e, em seguida, acrescente os demais ingredientes. Sirva com um canudo, que servirá também para fazer a mistura da bebida.
 
Nachos de Carne
(Los Cabrones)
Ingredientes: 150 g de totopos (tortilhas de milho); 200 g de creme cheddar; 200 g de filé-mignon desfiado; 150 g de muçarela; 50 g de creme de leite; 80 g de salsa roxa.
Modo de preparo: Distribua os totopos (tortilhas) em círculo no prato. Cubra com os demais ingredientes na seguinte ordem: coloque o creme cheddar, o filé mignon desfiado e a muçarela. Leve ao micro-ondas por dois minutos. Retire e risque com creme de leite. Sirva com salsa roxa.
 
 
Lanche Floresta
(R.U.A. Foodtruck – Restaurante Urbano Ambulante)
Ingredientes: Para 5 porções – 320 g de Patinho moído; 170 g de costela sem osso moída; 320 g de acém moído; 10 fatias de queijo cheddar de boa qualidade; maionese a gosto; 1 pé de alface lisa; 1 tomate caqui; 1 cebola roxa; 5 pães de hambúrguer de boa qualidade; sal e pimenta a gosto. Maionese – 1 gema de ovo; 1 litro de óleo; 1 limão taiti; mostarda Djon a gosto; sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo: Misture os três tipos de carne, forme bolinhas de 160 g e coloque na geladeira. Lave a alface, corte a cebola em fatias finas, corte os tomates em rodelas e reserve. Maionese – Coloque a gema em um recipiente, misture com a mostarda e bata com um fouet (batedor de claras). Acrescente o óleo aos poucos até chegar ao ponto de maionese. Acrescente o sal, pimenta e limão a gosto. Reserve. Montagem – Retire a carna da geladeira e modele em formato de hambúrguer. Esquente bem uma frigideira, coloque dois fios de óleo ou azeite. Tempere os hambúrgueres a gosto (sal e pimenta), doure de um lado durante 4 minutos, vire e deixe o mesmo tempo. Coloque as duas fatias de queijo cheddar e sirva com os acompanhamentos (alface, cebola e tomate).
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados