Vinhos em Brasília: projeto aposta que região é capaz de produzir rótulos de alto nível

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Redação

Produzir vinhos em Brasília de boa qualidade, capazes de concorrer com os melhores rótulos dos mercados nacional e internacional. Este é o sonho da Vinícola Brasília, grupo formado por 22 entidades e coordenado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

Reserva de hotéis, pousadas e casas de aluguel. Compare e confira aqui as melhores opções em Brasília

Os empreendedores garantem que a amplitude térmica da capital federal é bastante favorável à enocultura. A alternância das temperaturas altas durante o dia e as baixas durante as noites traz boa qualidade à uva. O sol quente sem nebulosidade as expõe ao calor e torna a situação ainda mais favorável.

“Durante o dia as plantas estão trabalhando, fazendo a fotossíntese, puxando nutrientes do solo para colocar nos frutos. Quando chega a noite, a temperatura cai. Este é o momento em que a planta descansa para concentrar as características fenólicas nas bagas. Isso vai dar estrutura ao vinho, futuramente. A grande vantagem do clima de Brasília é o período seco que garante a produção de um vinho fino de altíssima qualidade”, explica Erbert Araújo, sócio da Ercoara Cordeiro e Vinhos, uma das entidades que fazem parte do projeto.

Passagens aéreas mais baratas para Brasília – pesquise as ofertas das melhores companhias aéreas de uma vez e compare os preços aqui.

Vinhos em Brasília

O projeto da Vinícola Brasília visa dar força ao enoturismo no Planalto Central. De acordo com os empreendedores envolvidos, há muito espaço no segmento dentro da atividade agrícola na região.

“Com o empoderamento dos produtores de vinhos em Brasília, que estão se sentindo cada vez mais pertencentes, veremos em um ano muitos resultados”, afirma William Barbosa, superintendente Federal de Agricultura.

Formada pelas empresas Miro Vinhos e Vinhedos Ltda, Ercoara Cordeiro e Vinho, Hartos Vitivinicultura, Vinícola Marchese, Oma Sena Vinhos e Vinhedos, Horus Vinhos e Vinhedos, Casa Vitor, Toscana do Cerrado, Vista Da Mata e Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos, a Vinícola Brasília já recebeu R$ 6 milhões de investimento.

Reserve tours, ingressos e transfers em Brasília antes de sair de casa e pague em parcelas. É cômodo, seguro e você ganha um tempão.

A ideia é que o espaço dedicado à produção tenha um enorme subsolo para armazenamento das barricas, além de loja para comercialização dos 11 rótulos, sendo um de cada vinhedo e um 11º formado por um blend de todas as vinícolas. A inauguração está prevista para maio de 2022.

A produção inicial de vinhos em Brasília será de 60 mil litros por ano, com previsão de se chegar a 500 mil litros/ano. A uva carro-chefe do projeto será a Syrah,  mas Cabernet Franc, Marselan, Malbec, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Vermentino e Petit Verdot também estão no radar dos produtores.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados