Observação de baleias atrai turistas em Santa Catarina

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Redação

Entre julho e novembro, a observação de baleias atrai uma série de turistas à Praia do Rosa, em Imbituba (SC). O movimento acontece nessa época do ano porque as gigantes baleias-franca fogem das águas geladas da Antártica e da Patagônia e se deslocam em direção ao mar catarinense para dar à luz e amamentar seus filhotes.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Rota da Baleia-Franca e observação de baleias

A Rota da Baleia-Franca passa pelas cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba. Ela é o único destino de ecoturismo do País no qual é possível avistar os mamíferos marinhos sem a necessidade de embarcações ou equipamentos para observação.

As ilustres visitas das gigantes fizeram Imbituba ficar conhecida como berçário natural das baleias e Capital Nacional da Baleia-Franca. Junto a outros oito municípios, o destino faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA), com medidas que visam a preservação da espécie há mais de 20 anos.

Atualmente, as baleias-franca estão ameaçadas de extinção em mares brasileiros. A população estimada é de 550 indivíduos, com uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano, segundo Projeto Franca Austral (ProFranca). O turismo responsável também é um fator determinante para impedir a extinção da espécie. Sendo assim, em muitas praias, a observação só é permitida por terra, evitando que os animais sejam perturbados por embarcações.

Aluguel de carro com melhores preços. Clique aqui para fazer a reserva na Rentcars e pagar em 12x sem juros.

Onde ficar na Praia do Rosa

A região conta com boas opções de hospedagem, como a Hospedaria das Brisas. A charmosa pousada tem suas suítes equipadas com lareira, ar-condicionado, chuveiro a gás e muito conforto. Localizada numa área verde, no Caminho do Rei, próximo da praia e do centrinho do Rosa, a propriedade tem 17 apartamentos, sala de massagem, restaurante, amplos espaços ao ar livre, sala de estar com lareira, piscina, jacuzzi aquecida e restaurante próprio.

Faça aqui sua reserva na Hospedaria das Brisas

PLANEJE SUA VIAGEM

Na hora de viajar para a Praia do Rosa e fazer roteiros de observação de baleias, não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados