Compartilhe:
Redação
Em decreto oficial publicado ontem (3 de agosto), o governo mexicano determinou que brasileiros precisarão emitir visto físico para entrar no país da América Central a partir de 18 de agosto.
O documento custa US$ 48 dólares (pouco mais de R$ 250 no câmbio atual), tem validade de 180 dias e deve ser retirado, após agendamento no site oficial, na embaixada em Brasília ou nos consulados do México em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter.
Desde dezembro do ano passado, os brasileiros que desejavam visitar o México precisavam solicitar um visto eletrônico junto ao Instituto Nacional de Migração. O sistema, porém, vinha passando por falhas constantes e, a partir de 18 de agosto, será substituído pela exigência da autorização física.
A nova burocracia imposta pelo governo mexicano estaria relacionada não apenas a isso, mas também a uma pressão dos Estados Unidos, que tenta conter o fluxo cada vez maior de migrações em sua fronteira com o México. Ali, diariamente, muitos brasileiros tentam entrar no país de forma ilegal.
Vai viajar de avião para o México? Pesquise as melhores opções de passagens aéreas.
De acordo com comunicado divulgado pela Embaixada do México no Brasil, nem todos os brasileiros precisam emitir visto para entrar no México. Estão dispensados do processo, mesmo com as mudanças a partir de 18 de agosto, quem possui:
Nesses dois casos, o prazo máximo que poderá ser autorizado para permanecer no México será de 180 dias. Outras exceções da exigência do visto mexicano podem ser encontradas aqui.
Compre chip viagem internacional com os melhores preços do mercado e use internet e telefone no México.
Se você não se enquadra nas condições acima, precisará do visto eletrônico para entrar no México até 17 de agosto (o processo é gratuito, mas o site passa por grande instabilidade). Já a partir de 18 de agosto, segundo o decreto oficial do governo mexicano, terá de solicitar o visto físico. Para isso, é preciso:
Seguro viagem México – Ganhe 15% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” do comparador online.
Assim, que a Embaixada do México no Brasil divulgou em suas redes sociais o decreto que estipula a exigência do visto físico para brasileiros entrarem no país a partir de 18 de agosto, diversas pessoas levantaram dúvidas.
Há quem reclame, por exemplo, que viajará em 19 ou 20 de agosto e tem visto eletrônico válido por 30 dias, mas não o físico. Outros alegam que estão com viagem marcada neste mês e estão tentando agendar a entrevista nos consulados ou na embaixada, mas não há datas disponíveis. Também há dúvidas em relação a exigência do visto físico para quem vai fazer cruzeiros com passagem pelo México.
Até o momento, os órgãos oficiais não se manifestaram em relação a essas questões. Assim que houver novidades, este artigo será atualizado.
Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2022. Todos os direitos reservados