Novembro começa com novo ponto turístico em São Bernardo. Isso porque uma esquina que antes passava batida no cotidiano de quem transitava pela Rua China e pela Avenida Taboão, no bairro homônimo, agora é palco de 21 murais grafitados. Cruzamento esse que ganhou o apelido de ‘Esquina do Grafite’ do próprio artista, Robson Melancia.
A história teve início em fevereiro passado. Morador há 38 anos no bairro Taboão, o funileiro e grafiteiro Robson Marques – nome de batismo – viu a oportunidade de transformar o muro cinza de uma confecção de uniformes industriais em um espaço interativo para a vizinhança.
“Estava transformando outros bairros com esta linguagem (grafite) e, por um instante, a 500 metros de casa, vi a oportunidade de trazer este movimento pra cá. Acredito que um dos motivos para a escolha do local foi justamente o grande contraste na movimentação entre a avenida (Taboão ) e a Rua China. A via, em si, sempre foi mais erma. Então, é pura felicidade ver que a rotina por aqui mudou. Até mesmo vans escolares têm aportado na esquina para os alunos baterem fotos”, conta ele, feliz, e que estima ter desembolsado de R$ 10 mil próprios para viabilizar as composições de 3,5 metros de altura, por 2 metros de extensão, cada.
Segundo Melancia, a escolha de temas dos painéis é também uma miscelânea de personagens que marcaram a vida dos moradores do entorno. Em tinta, foram trazidas à vida nas paredes do cruzamento figuras lendárias como Pink e Cérebro (animação dos anos 1990); Pateta (cachorro mais famoso dos Estúdios Walt Disney, ambientado na pintura Noite Estrelada do pintor holandês Van Gogh); Pato Donald e Tio Patinhas (em seu Caixa-Forte); Puro Osso (de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, de 2004); Wolverine (super-herói em X-Men); Coraline e Lilo e Stitch (clássicos infantis que marcaram os anos 2000); Patolino (do grupo Looney Tunes, da Warner); Mulan (em que constam a princesa e o dragão Mushu); além do Rei Leão e da madrasta vilã da Branca de Neve (primeiro longa-metragem de animação da Disney).
Protagonistas em videogames e animes também estão entre os principais pedidos dos moradores do Taboão e acabaram eternizados na parede. São destaques ainda o ouriço azulado Sonic; Seiya (dos Cavaleiros do Zodíaco); Kuririn (de Dragon Ball Z); e Luffy (da série animada japonesa One Piece) – que estreou as pinturas.
“Meu filho Miguel tem 6 anos. Comecei a assistir por causa dele e, com o projeto em mente, foi a homenagem que escolhi fazer. Inclusive, depois, o Miguel assinou comigo o mural dos Minions (da franquia Meu Malvado Favorito)”.
Na linha de personagens contemporâneos mais pedidos e registrados na ‘Esquina do Grafite’ estão Bluey (2018) e Dead Pool (2016).
TRAÇOS DA VIZINHANÇA
Apesar de os personagens conversarem com a infância dos vizinhos pelos 42 metros de extensão total, Melancia destaca três obras que mais atraem a atenção da maioria dos pedestres e curiosos. O primeiro deles é o Mural dos Pets, uma compilação dos principais animais domésticos no ramo cultural. “Se você passa uns minutinhos por aqui pode perceber que boa parte das residências tem bichinhos.
Quis passar à arte este amor pelos cachorros. E foi certeiro, porque, agora, você vê o pessoal trazendo os companheiros para tirar foto e marcar os passeios na esquina”, diz.
Uma ideia conjunta também foi um mural com a frase motivadora ‘Seja Inspiração pra Alguém Hoje’, além de outro em homenagem aos religiosos do local, com a imagem de Jesus Cristo.
Em busca de preencher os espaços em branco ainda existente na esquina e atender um dos últimos pedidos populares, Melancia revela o desejo de grafitar a imagem de dinossauros. “Trabalho com grafite desde 2013, mas foi a partir do trabalho na esquina que recebi até alguns convites para pintar em outros bairros da cidade”, celebra. Para o bem dele, da cidade e da arte.