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Vinícius Castelli

O açúcar é algo presente em nossas vidas desde cedo. E isso surge com o consumo de refrigerantes, sorvetes e também o chocolate. Quem consegue resistir a um bom pedaço desta última iguaria recheada com morango, não é?  E com a jornalista australiana Sarah Wilson não foi diferente. Viciada em açúcar, ela o consumia todos os dias. Decidiu então pesquisar uma maneira de se livrar da dependência.

Com a ideia de explicar a maratona e como superou este desafio, ela coloca nas prateleiras o livro Chega de Açúcar (Editora Sextante, 224 páginas, R$ 59,90, em média). A autora aproveita também para dizer para as pessoas dos problemas que o açúcar pode causar à saúde – alerta para os males da frutose, encontrada em produtos como mel, frutas e alguns vegetais ­– e dar alternativas para mudar os hábitos alimentares.

Para substituir o açúcar ela sugere gordura e proteína. E é claro que são as gorduras naturais e não as processadas. Ovos, queijos e sementes oleaginosas são alguns exemplos. A obra apre­senta plano de oito semanas para de­sintoxicar o organismo e deixar os há­bitos da mesa livres do açúcar. No total, 108 receitas ilustram as páginas. Cheesecake de abobrinha, panquecas de coco, sopa refrescante de abacate e nozes condimentadas estão entre as es­colhidas pela autora. Experimente e confira. 

Cookies de limão siciliano

Rendimento: 12 a 16 porções

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de óleo de semente de uva; 1 e 1/2   colher (sopa) de estévia granulada; 1 colher (sopa) de baunilha em pó; 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão siciliano; 1 e 3/4  de xícara (de chá) de farinha de amêndoas; 1 pitada de sal; 1 colher (sopa) de sementes de papoula; 1 clara de ovo ligeiramente batida.

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 175ºC. Em uma tigela grande, misture o óleo, a estévia, a baunilha em pó e as raspas da casca de limão siciliano. Acrescente a farinha de amêndoas, o sal e as sementes de papoula e trabalhe a massa com as mãos durante uns 5 minutos para liberar o óleo na farinha, tornando-a mais densa. Abra a massa até ficar com 1 a 2 cm de espessura e corte-a com um cortador de biscoitos. Pincele com a clara em neve para que os cookies fiquem bem lustrosos. Asse por 6 a 8 minutos, até as bordas começarem a dourar.

Creme de avelã sem açúcar

Rendimento: 1 xícara

Ingredientes: 1 xícara (chá) de avelãs; 1/2 xícara (chá) de leite de coco; 1/3 de xícara (chá) de xarope de arroz integral; 1 colher (sopa) de óleo de macadâmia (ou óleo de coco); 1/4 de xícara  (chá) de cacau cru em pó; 1 colher (sopa) de baunilha em pó.

Modo de preparo: ­ Preaqueça o forno a 175ºC. Asse as avelãs por 8 a 10 minutos, até dourarem. Esfregue umas nas outras para remover a casca, pois pode ser amarga. Bata as avelãs no processador de alimentos até obter uma textura homogênea. Adicione os outros ingredientes e bata até misturar muito bem. Se desejar uma consistência de molho, acrescente um pouco mais de leite de coco. Guarde na geladeira por semanas.

Suflê cremoso de batata-doce

Rendimento: 4 a 6 porções

Ingredientes: ­ óleo de coco ou manteiga para untar; 3 xícaras (chá) de purê de batata-doce; 3 colheres (sopa) de Leite de Amêndoas caseiro; 1 colher (sopa) de xarope de arroz integral; 1 colher de chá de baunilha em pó; 1 pitada de sal;  1/2 xícara (chá) de nozes-pecã picadas, de preferência germinadas; 1 colher de chá de canela em pó, 1/2 colher (chá) de gengibre em pó; 1/2 colher (chá) de pimenta-da-jamaica. 

Modo de preparo: ­ Preaqueça o forno a 175ºC e unte um tabuleiro; pequeno. Misture a batata-doce, o leite de amêndoas, o xarope, a baunilha em pó e o sal. Despeje a mistura no tabuleiro. Em uma tigela, junte os demais ingredientes e distribua uniformemente sobre a mistura de batata-doce. Leve ao forno por 30 minutos. Sirva o suflê como sobremesa assim que retirar do forno e acompanhe com creme batido, se quiser.




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