Noruega é para os fortes

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

A imagem que conhecemos dos vikings, povo originário da Escandinávia, é um tanto peculiar. No nosso imaginário, eles ostentavam capacetes com chifres, eram guerreiros furiosos e estavam sempre a bordo dos navios-dragão, meio de transporte pelo qual chegavam para aterrorizar as costas da Europa.

Os vikings, no entanto, eram ótimos comerciantes, agricultores, administradores e artesãos em metal e madeira – produziam joias e artefatos que foram preservados até os dias atuais –, além de exímios contadores de histórias.

Por isso, as sagas nórdicas deste povo continuam a interessar o público, inclusive na Noruega, onde uma série de roteiros para contar sobre esta cultura é disponibilizada para os turistas. Confira, abaixo, algumas dessas atrações.  

Centro Cultural. Stiklestad foi o campo de batalha onde Rei Olavo (também conhecido como Santo Olavo) foi derrotado no ano de 1030. Por isso, carrega uma importância histórica muito grande. No local foi instaurado um centro cultural que reencena a batalha e promove festivais, exibições e visitas guiadas, ideais para toda a família.

Na real. O Museu do Barco Viking (Vikingskipshuset em norueguês), na península de Bygdoy, a dez minutos do Centro de Oslo, conserva artefatos históricos e originais da vida dos antigos vikings. Estão expostos no local joias, vestimentas, ferramentas e utensílios, além de dois dos mais preservados navios vikings, sendo cerca de 95% da madeira original.

Vida. Localizado ao Sul da Noruega está o vilarejo de Avaldsnes, que abriga um grande centro de cultura viking. Por lá, é possível encontrar uma fazenda que recria o estilo de vida da época, que está aberta aos turistas durante o verão, com construções, vestimentas e utensílios típicos. Existe também um centro histórico interativo que mostra a importância da região de Avaldsnes, de onde muitos reis vikings exerceram o seu reinado.

Experiência. O museu viking de Lofoten é um dos mais interativos da Noruega. O local realmente transporta o visitante para a era viking com experiências que incluem passeio em navio viking, degustação da gastronomia tradicional, oficina de produção de utensílios de ferro e reproduções teatrais da vida e dos costumes da época.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados