Pioneiro do artesanato na televisão comemora carreira com mais trabalho

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Forcinha do destino mudou a vida do jornalista e artista plástico Marcelo Darghan há quase 30 anos. Responsável por divulgar o feltro e curso de artesanato no fim da década de 1980, o morador do Ipiranga precisou substituir, de última hora, artesã que passou mal e, a qual, acompanhava no programa Mulheres em Desfile, da Gazeta. “A produtora disse que a Ione (Borges) já tinha anunciado a atração e precisava entrar alguém no ar. Fui com a cara e a coragem fazer enfeite de Natal. A Ione ajudou, a considero minha madrinha”, conta. “Me ligaram e pediram para voltar na semana seguinte. Disseram que tinha chamado a atenção, principalmente, por ser jovem, homem, perfil diferente do artesão. Nunca mais parei.”

E não parou mesmo. Hoje Darghan comanda diariamente o Assim Fica Fácil, na Rede Século 21, vai às terças ao Mulheres (agora com Cátia Fonseca na linha de frente) e, mensalmente, ao Mais Você, na Globo. Ele também alimenta seu canal no YouTube, o Artesanando, que conta com mais de 57 mil inscritos. Como criar peças tão diferentes para todos esses veículos? O artesão garante que é ‘tudo loucura’ da cabeça dele. “Tento usar técnicas diferentes, priorizando meu carro-chefe, que é a reciclagem.”

O principal objetivo de Darghan é democratizar o artesanato, algo que deu salto gigantesco com a expansão da internet e redes sociais. “Uso materiais que qualquer pessoa em qualquer lugar pode encontrar e pagar.” E, assim, valorizando o simples, ele recebe feedback positivo. “É emocionante. Há pouco uma senhora me abraçou chorando dizendo que conseguiu garantir a festa de Ano-Novo vendendo guirlandas que ensinei. Isso não tem preço”, conclui o artesão, que está preparando muita festa para 2018, quando completa 30 anos de carreira. “Quero fazer exposição, dar curso para milhares ao mesmo tempo, lançar um livro e, também, criar musical sobre minha trajetória”. Por que não?




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados