Comida confortável

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcela Munhoz

Estação mais fria do ano pede sopas, caldos e delícias que têm o poder de aquecer o corpo e o coração

 

Canja Vegetariana

(Thonya Streich, do desenvolvimento de produto da Padaria Brasileira)

Ingredientes: 6 g de curry, 23 de salsinha picada, 23 ml de azeite, 70 ml de óleo de soja, 435 g de arroz, 730 g de cenoura em cubos, 860 g de batata em cubos, 1,480 kg de mandioquinha, 790 g de tomate em cubos, 230 g de cebola em cubos, 28 g de alho, 140 g de milho verde, 195 g de ervilha, 70 g de sal e 740 g de tofu.

Modo de preparo: Refogue no óleo a cebola, o alho e o arroz. Sempre mexendo, colocar as batata, a cenoura e deixe cozinhar por, aproximadamente, 25 minutos. Acrescente a mandioquinha, o tomate e o milho verde. Na sequência, coloque o tofu, o sal e o curry. Misture e acrescente a água quente. Assim que os legumes e o arroz estiverem mole, adicione a ervilha e cozinhe por mais cinco minutos. Finalize com o azeite, a salsinha e desligue o fogo.

 

Creme de Mandioquinha Gratinado
(Tirolez)

Ingredientes: 500 g de purê de mandioquinha (cozida e passada na peneira), 1 xícara (chá) de creme de leite fresco, 1 colher (chá) de sal, 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado, noz-moscada (preferencialmente ralada na hora), 6 colheres (sopa) de requeijão cremoso, 1 colher (sopa) de açúcar (13 g) e 1 cebola média cortada em tiras finas.

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 180 ºC. Em uma tigela, misture bem a mandioquinha, o creme de leite, o sal, as 2 colheres (sopa) de queijo parmesão e adicione noz-moscada a gosto. Distribua metade da mistura em 6 tigelas refratárias individuais. Coloque 1 colher (sopa) de requeijão cremoso no centro de cada tigela, cubra com o restante do creme de mandioquinha e alise a superfície.

Em uma frigideira pequena, leve ao fogo o açúcar, mexendo sempre, até começar a caramelizar. Adicione a cebola e mexa até que fique levemente murcha e caramelizada. Distribua as cebolas nas tigelas e polvilhe com o restante do queijo parmesão. Coloque as tigelas em uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos, ou até gratinar. Sirva quente como entrada ou acompanhando uma carne.

 

Sopa de Abóbora com Gengibre e Coco
(da chef Raquel Novais)

Ingredientes: 500 g de abóbora, polpa de coco seco, 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado; sal e noz-moscada a gosto e 1 copo de água quente.

Modo de preparo: Com a ajuda de uma faca, pegue um pedaço da polpa do coco seco e faça um corte reto para nivelar. Com um descascador de legumes, faça tiras finas. Cerca de 1 xícara de chá é o bastante, mas faça o quanto quiser. Coloque as tiras numa frigideira (sem óleo) e deixe em fogo médio até dourarem. Reserve.

O restante do coco corte em cubos pequenos e coloque no liquidificador com 1 copo de água quente. Bata bem por 4 minutos. Com uma peneira bem fina coe o leite de coco, mas reserve também a ‘farinha’ de coco que resta na peneira. Numa frigideira, doure a farinha que ficou na peneira em fogo médio, mexendo sempre para não queimar.

Descasque a abóbora, corte em cubos médios e cozinhe em água com uma pitada de sal até ficar macia. Ainda quente, retire toda a água e reserve. Bata a abóbora com um mixer de mão ainda na panela.

Adicione o leite de coco à abóbora e bata mais um pouco. Esprema o gengibre fresco ralado, adicionando somente o suco à abobora e descarte as fibras. Tempere com sal e noz-moscada a gosto. Controle também textura colocando um pouco da água do cozimento da abóbora caso queira sua sopa mais líquida.

Sirva com as fitas de coco douradas por cima e com um pouco da farinha de coco tostada ao redor da sopa.

Dica: Caso queira simplificar a receita, use leite de coco de garrafinha. Existem disponíveis fitas de coco já tostado em casas de produtos naturais. Você pode usar ainda coco ralado desidratado (sem açúcar) para tostar na frigideira e finalizar sua receita.

 

Creme de Ervilhas com Gorgonzola, Pera Caramelada e Amêndoas

(da chef Raquel Novais)

Ingredientes: 300 g de ervilhas congeladas, 1 xícara de chá de amêndoas, 1 copo de água quente, 1/2 pera, 1 xícara de chá de aceto balsâmico, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de açúcar refinado, 1/2 xícara de queijo gorgonzola, 1 colher de sopa de açúcar mascavo, 2 colheres de sopa de creme de leite (opcional) e sal a gosto.

Modo de preparo: Bata 1 xícara de amêndoas com 1 copo de água quente por 4 minutos. Coe e reserve. Em forno préaquecido a 150ºC, doure as amêndoas em um tabuleiro por cerca de 10 a 15 minutos. Em uma panela em fogo baixo coloque o açúcar mascavo e o aceto balsâmico. Deixe reduzir a um terço do volume. Reserve. Corte a pera em cubos pequenos com casca. Numa frigideira aqueça 1 colher de manteiga, acrescente as peras e deixe-as dourarem. Quando estiverem douradas acrescente 1 colher de açúcar refinado e espere caramelizar.

Aqueça a ervilha numa panela com água fervendo e 1 pitada de sal até amolecer. Escorra a água e, em um liquidificador, bata a ervilha com o leite de amêndoas por 5 minutos ou até ficar bem homogêneo. Acerte o sal. Caso prefira sua sopa mais cremosa, acrescente o creme de leite.

Para servir, coloque primeiro o creme de ervilhas, seguido por pedacinhos de queijo gorgonzola esfarelados com a mão, pedacinhos de pera caramelizada, um fio de redução de balsâmico e um pouco de amêndoas tostadas ao centro.

Dica: Uma substituição para deixar sua receita mais prática. Troque o leite de amêndoas por leite de vaca.

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2018. Todos os direitos reservados