Desfrute do chá da tarde

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Os dias mais frios estão chegando e, com eles, a fome aumenta proporcionalmente; confira dicas de especialista para saciá-la depois do almoço

O chá da tarde, ou afternoon tea, como é chamado pelos ingleses, demorou para ser ‘absorvido’ no Brasil. Acostumados a fazer uma refeição de sustança na hora do almoço, os brasileiros não sentiam necessidade de, entre o meio-dia e a hora do jantar, procurar guloseimas a fim de saciar a fome. Mas, com as dietas e, com elas, a redução da quantidade de alimentos no prato, ingerir algo de três em três horas se tornou uma necessidade. E sim: com isso, a tradição típica da Inglaterra passou a ser uma prática aqui também.

E, intensificado pelos dias mais frios, que chegaram junto com o outono, nada melhor do que preparar uma mesa farta, seja para diminuir a fome, seja para fazer um encontro entre amigos. Para tanto, a chef Juliana Martins, do Theodora Confeitaria (foto), de São Bernardo, sugere que sejam preparadas pequenas porções. “Aqui no Theodora a gente serve muito chá da tarde para amigos, mesmo homens, que querem se encontrar e conversar, bater um papo longo. Quando penso nesta refeição me vem à cabeça biscoito, petit four, salgados pequenos, tudo que você possa comer para se satisfazer e conversar ao mesmo tempo”, sugere. Como acompanhamento, indica bebidas à base de café, que também podem ser geladas, capuccino com brigadeiro ou creme de avelã, chás, é claro, além de sucos e vitaminas. “Entre as novidades têm os chocolates quentes com creme de avelã.”

No local, que completa cinco anos este mês e onde ela também serve pães, bolos e pratos executivos – acabou de ampliar de dez lugares para 42 –, Juliana costuma preparar uma mesa farta, inclusive quando tem eventos corporativos. Nestas ocasiões, se for tudo bem servido, dá até para comer algo menos pesado ao fim da noite. “Esta pode ser uma refeição generosa, que se tiver bastante variedade pode até dispensar o jantar”, ressalta. Confira, a seguir, suas sugestões para incrementar a mesa e desfrutar de um bom papo entre amigos.   

Chá de abacaxi, gengibre e hortelã

Rendimento: 2 xícaras

Ingredientes: 600 ml de água (2 xícaras) e 1/2; 2 rodelas de abacaxi com casca; 1 pedaço de aproximadamente 2 cm de gengibre sem casca; dois ramos de hortelã.

Modo de preparo: Ferva a água, as rodelas de abacaxi e o gengibre por aproximadamente dez minutos. Peneire, sirva em xícaras de chá e acrescente os ramos de hortelã para decorar.

 

Minibolo de cenoura com cobertura de brigadeiro

Rendimento: 6 bolinhos. 

Ingredientes: 2 ovos; 1 cenoura pequena (aproximadamente 150 gramas); 1 xícara  (chá) de açúcar; 1/3 xícara (chá) de óleo; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1/2 colher de sopa de fermento químico

Modo de preparo: Bata os ovos, o açúcar, o óleo e as cenouras descascadas e picadas no liquidificador. Peneire a farinha e o fermento. Acrescente em duas adições mexendo à mão delicadamente. Asse em forno pré-aquecido a 180°C em forminhas untadas com manteiga e farinha de trigo por aproximadamente 25  minutos. Cubra com cobertura de brigadeiro em ponto de colher

 

Carolina

Rendimento: 60 carolinas

Ingredientes: Massa – 100 gramas de manteiga (1/2 tablete); 1 pitada de sal; 1/2 colher (sopa) de açúcar; 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) e 1/3 de água; quatro a seis ovos. Recheio – Doce de leite (cozinhe na panela de pressão por 30 minutos uma lata de leite condensado). Cobertura – chocolate meio amargo

Modo de preparo:  Coloque a água, o sal, a manteiga e o açúcar em uma panela. Aqueça até ferver. Acrescente a farinha peneirada de uma única vez. Misture bem até que a massa se desprenda das paredes da panela. Despeje a massa em uma bacia de batedeira. Comece a bater para que a massa esfrie um pouco. Acrescente os ovos um a um até que a massa fique em ponto de fita (coloque uma quantidade generosa em uma colher e despeje sobre a massa, se ela cair uniformemente em um formato de fita está no ponto). Importante – não acrescente mais ovos após o ponto de fita, do contrário, não conseguirá modelar a massa. Forre a assadeira com papel manteiga e com o auxílio de um saco de confeiteiro ‘pingue’ a massa em formato de gotas. Asse em forno pré-aquecido a 200°C. Após a massa dobrar de tamanho e dourar levemente, abaixe a temperatura do forno para 140°C e asse por mais aproximadamente 30 minutos.

Montagem: Após assadas, deixar as bolinhas de carolina esfriar. Com o auxílio de um saco de confeitar e com um bico redondo de calibre médio encha a massa com o doce de leite. Passe a superfície da massa que está com a abertura aparente sobre o chocolate derretido em banho-maria. Deixe as carolinas em uma superfície gelada – ou na geladeira – até que o chocolate endureça.

 

Bolo de limão

Rendimento: 1 bolo médio

Ingredientes: 4 ovos; 1 xícara e 1/4 de açúcar; 2 colheres (sopa) de óleo; 2/3 de xícara (chá) de água; 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1/2 colher de sopa de fermento químico

Modo de preparo: Em uma batedeira coloque os ovos e o açúcar, bata por aproximadamente dez minutos. Acrescente o óleo e a água e bata somente até misturar. Retire da batedeira e acrescente a farinha e o fermento já peneirados. Asse em um forma com furo no meio untada com manrteiga e farinha de trigo em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos.

Para a calda: Suco de um limão; 2/3 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro. 

Modo de preparo: Misture os ingredientes da calda e coloque sobre o bolo desenformado ainda morno. 

 

Chocolate quente

Rendimento: 2 xícaras

Ingredientes: Brigadeiro em ponto de colher; 2 xícaras (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de cacau em pó; chantilly batido; confetes de chocolate para decorar.

Modo de preparo:  Misture o leite e o cacau em pó e leve em uma panela em fogo médio, dissolva o cacau conforme o leite for esquentando. Aguarde chegar em ponto de fervura. 

Montagem: No fundo da xícara coloque uma camada de brigadeiro. Acrescente o leite com cacau. Coloque o Chantilly batido e finalize com os confetes. 

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados