HARMONIA NA PAREDE

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

 TUDO IMÓVEL

 
HARMONIA NA PAREDE
 
Item importante
para dar personalidade aos ambientes, 
a escolha 
de quadros tem 
de obedecer critério 
para não pesar na 
decoração
 
Uma parede sem quadro é uma superfície sem vida. Pode ser pintura, desenhos, fotografias, tudo é tema para decorar a superfície. Além de refletir o estilo e personalidade do morador da casa, o uso das imagens transmite versatilidade em qualquer que seja o projeto escolhido para o ambiente. 
Segundo a designer de interiores Daiane Antinolfi, esses itens  dão vida ao mesmo tempo em que representam e caracterizam o ambiente. De modo a exemplificar, a profissional reuniu uma série de dicas para aplicar esse elemento tão querido na decoração. Confira: 
 
 
Personalidade
Antes de mais nada são necessários entender e analisar o estilo da decoração e o gosto do morador. Como o item pode ser transformado no ‘centro de interesse’ dentro do espaço, é importante que ele esteja em unidade com o restante da decoração. “Quando temos um projeto mais clássico, obras tradicionais cabem como uma luva. No caso de ambientes neutros ou modernos, costumo indicar desenhos geométricos, paisagens e até mesmo fotos inusitadas”, explica Daiane. 
Quando já se tem um acervo de peças, a profissional recomenda a troca das molduras. Para inovar ainda mais, novos quadros podem ser adicionados, resultando em uma composição que faz muito bem para o projeto. 
 
 
Onde colocar?
De acordo com Daiane, quadros podem ser utilizados em qualquer ambiente, desde salas de estar, jantar, dormitórios, banheiros e, até mesmo, aquele cantinho embaixo da escada. “Gosto muito também de aplicar obras em corredores, já que normalmente não contam com móveis, que atrapalham a circulação”, conta. 
Para evitar furos na parede, a fita dupla face é uma boa opção, menos no caso de quadros compostos por molduras pesadas ou com vidro.
A profissional também diz que é possível expor quadros sem a necessidade de pendurar. “Peças apoiadas em móveis ou no piso permitem uma decoração moderna e sofisticada, além de não correr o risco de danificar a parede”, explica. Para fixá-los, também podem ser usadas fitas dupla-face especiais para isso. 
 
Posicionamento
É importante pensar numa altura preestabelecida – normalmente de 1,60 m – contando do chão até o centro do quadro. “Esta medida não é obrigatória, mas indica uma posição correta para que a maioria das pessoas consiga apreciar a obra sem precisar movimentar muito a cabeça – nem para cima nem para baixo”, ressalta.
A atenção com os móveis também é essencial. Se a peça for colocada na sala, deve-se respeitar, pelo menos, a distância de 25 cm acima do sofá. “A indicação vale também para camas, aparadores e mesas de jantar. Em escadas, devemos acompanhar a inclinação”, lembra a designer. 
 
 
Gallery wall
Gallery wall é uma tendência que agrega uma mistura de quadros com molduras e tamanhos diversos. Para montar, Daiane sugere escolher bons elementos e estudar a proporção de medidas dos quadros que serão utilizados. A montagem pode seguir desde um padrão simétrico, espiral, um mix de variações de estilos de arte, alturas e até mesmo a mescla com outros objetos, como espelhos. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados