Cheirinho de dar água na boca

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Confeiteira Otavia Sommavilla, que acaba de lançar três enciclopédias sobre bolos, dá as dicas para fazer a receita perfeita.

Não há quem resista a um bolo feito na hora. Do mais simples – aqueles chamados ‘da vovó’– ao mais elaborado, trata-se de uma das iguarias mais famosas do mundo. Expert no assunto, a confeiteira Otávia Sommavilla acaba de lançar Enciclopédia dos Bolos (Melhoramentos), em três volumes (cada um a R$ 125), que reúne 240 receitas, técnicas e estilos de receitas. 

“Nos três volumes explicamos bastante as técnicas para que o livro ficasse interessante tanto para quem vai começar a fazer bolos como também para quem já está no mercado. Traz um repertório de receitas técnicas e diferenciadas. Tem bastante tendências, bolos veganos, sem gluten, bolo funcional, sobremesas elaboradas, entre outras coisas”, adianta a autora. Segundo ela, a enciclopédia está dividida em três níveis: básico (vol.1), intermediário (vol. 2) e avançado (vol.3).

No primeiro, ela elencou receitas muito fáceis de fazer, como o pão de ló básico, o chiffon (leve, com poucos ingredientes), o angel cake (bolo dos anjos, criado nos Estados Unidos), o bolo de tapioca, o brownie, o bolo de nozes e delícias de liquidificador de vários sabores (chocolate, fubá, maracujá, iogurte), sem deixar de lado opções de receitas veganas e sem glúten. Ela também é generosa nas informações e dicas para facilitar a tarefa, a partir da  escolha dos ingredientes.

Já no segundo volume, a confeiteira apresenta receitas e técnicas um pouco mais elaboradas, trazendo bolos com recheios e coberturas. Entraram em sua seleção o bolo clássico de aniversário, o tradicional bolo gelado, o bolo de morango e lichia, o cheesecake, o bolo de rolo, entre tantos outros, que abrangem desde opções para o lanche da tarde até para aquelas comemorações especiais. O terceiro volume reúne técnicas variadas de confeitaria artística, como pasta americana, glacê real, flores de açúcar e modelagem de bonecos. 

Entre as receitas, há incríveis bolos esculpidos, bolo de andares, entremets (tipo de torta francesa), cake pops (bolo em formato de pirulito) e cupcakes decorados. “A gente teve também a preocupação de mostrar o planejamento de preço.  Não é só ‘compra tudo e vende pelo dobro’. Tem de remunerar o gasto de gás, energia, o seu trabalho. Colocamos no livro até o cálculo por fatia”, descreve.

Para a especialista, que começou sua paixão em fazer doces aos 7 anos de idade, o segredo é seguir a receita à risca – todas foram testadas. “Além disso, tem de ter sempre ingredientes frescos, de boa qualidade. Não adianta trocar o chocolate em pó por achocolatado. Também tem de fazer o trabalho com tempo e dedicação, sem pular nenhuma etapa e separar todos os ingredientes antes.” Depois, é só colocar para assar e se deliciar.u

 

Bolo Bem-Casado

Ingredientes: Massa – 8 ovos; 300 g de açúcar; 200 g de água; 85 g de óleo; 320 g de farinha de trigo; 15 g de fermento em pó. Recheio – 790 g de leite condensado; 100 g de creme de leite; 20 g de manteiga sem sal; 4 gemas peneiradas. Calda – 200 g de água; 100 g de açúcar. Cobertura – 20 g de açúcar de confeiteiro. 

 

Modo de preparo: Massa – Bata os ovos com o açúcar até que fique bem claro e fofo e, ao tocar a massa com os dedos, não seja possível sentir os cristais de açúcar.  Misture a água e o óleo, junte a mistura de ovos e, em seguida,  a farinha peneirada com o fermento. Mexa com um fouet, com movimentos suaves, de baixo para cima. Divida a massa em duas fôrmas redondas de 24 cm de diâmetro,  untadas  e  enfarinhadas,  com  o  fundo  forrado  com  papel-manteiga.  Leve  ao  forno  preaquecido  a  180°C  por aproximadamente  40  minutos,  ou  até  que,  espetando  um palito, ele saia seco. Retire do forno, deixe esfriar por 10 minutos, desenforme e retire o papel. Recheio – Leve ao fogo todos os ingredientes e mexa em fogo baixo sem parar, até que o doce se desprenda dos fundos e dos lados da panela. Calda – Ferva os ingredientes da calda e deixe que esfrie. Montagem – Com a ajuda de uma faca de serra, descasque a lateral, o fundo e o topo das camadas de massa. Com  um  aro, faça a montagem: coloque  a massa, umedeça  com a calda, coloque o recheio e termine com outra camada de massa, umedecendo-a. Por fim, polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.

 

Bolo de Fubá com Goiabada

Ingredientes: 150 g de farinha de trigo; 15 g de fermento em pó; 15 g de farinha de trigo; 100 g de goiabada em pedacinhos; 1 ovo, 200 g de leite; 85 g de óleo; 200 g de açúcar; 120 g de fubá; 150 g de goiabada cremosa para cobertura. 

Modo de preparo: Peneire a farinha com o fermento em uma tigela e reserve. Polvilhe os 15 gramas de farinha restantes sobre os cubinhos de goiabada e reserve. Bata o ovo, o leite, o óleo, o açúcar e o fubá no liquidificador. Adicione à tigela com farinha peneirada e misture com a ajuda de um fouet. Despeje a mistura em uma fôrma redonda de canudo pequena, (aproximadamente 17 cm de diâmetro), untada e enfarinhada, e coloque os pedacinhos de goiabada. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos.

 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados