Freddie Mercury: 4 destinos que contam a trajetória do líder do Queen

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paulo Basso Jr.

Freddie Mercury, vocalista, pianista e principal compositor da banda inglesa Queen, morreu em 24 de novembro de 1991 após complicações relacionadas ao vírus da AIDS . Trinta anos depois, a trajetória do artista continua sendo celebrada por fãs em todo o planeta, inclusive os mais novos, que o conheceram melhor após o lançamento do filme Bohemian Rhapsody, vencedor de quatro Oscars.

Seguro viagem prático e eficiente – Ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa “Cupom de desconto” da Seguros Promo.

Para os viajantes, há três lugares que merecem a visita relacionados à vida de Freddie Mercury: Zanzibar, onde ele nasceu, Panchgani, onde passou parte da infância e estudou, Londres, onde se tornou ídolo, e Montreux, destino pelo qual se apaixonou.

4 destinos ligados a Freddie Mercury

  • Zanzibar

Zanzibar

Freddie Mercury nasceu como Farrokh Bulsara em 5 de setembro de 1946, na Cidade de Pedra, em Zanzibar, arquipélago colonizado pelo Reino Unido e que hoje pertence à Tanzânia, na África. Mais tarde, quando estudava artes plásticas, ele seria apelidado como Freddie e adotaria o sobrenome Mercury quando o Queen estava nascendo.

Seu pai, Bomi Bulsara, era indiano e mudara-se para Zanzibar a fim de manter o emprego no Banco da Inglaterra, uma vez que a Índia lutava pela independência do império britânico.

 O futuro ídolo passou os primeiros anos de vida na Cidade de Pedra, uma das mais famosas da região. Zanzibar é mais conhecida, porém, pelas praias espetaculares banhadas pelas águas azuis do Oceano Índico, que atraem turistas do mundo inteiro. 

Vai viajar de avião? Pesquise aqui as melhores opções de passagens aéreas.

  • Panchgani

Panchgani, na Índia

Aos 8 anos de idade, Freddie Mercury foi enviado para estudar em Panchgani, na Índia, a fim de seguir os passos do pai. Ele foi internado no colégio de classe média St. Peter’s School, em uma região montanhosa do país.

Tímido, gostava de esportes e começou a desenvolver o gosto pela música. Logo mostrou talento como pianista e montou um grupo com amigos, o The Hectics, que assustava o comando conservador da escola por flertar mais com instrumentos como bateria e guitarra elétrica em vez de cítara ou da cadência da tabla.

Reserva de hotéis no Booking. Confira aqui as melhores opções no Brasil e no mundo.

  • Londres

Wembley Stadium, em Londres

Assustada com a Revolução Civil de Zanzibar, que eclodiu em 1964, a família Bulsara mudou-se para Londres, na Inglaterra, com Farrokh, então com 17 anos, a tiracolo. Na capital inglesa, o jovem estudou arte na Escola Politécnica Isleworth e foi graduado como designer gráfico por meio da Ealing Art College.

Em abril de 1970, conheceu o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor, com os quais montou o trio Smile. Logo eles decidiram mudar o nome da banda para Queen. Freddie, por sua vez, passou a adotar Mercury como sobrenome artístico, inspirado na letra de uma de suas primeiras canções

Hoje, quem vai a Londres encontra várias referências a Freddie Mercury. Um roteiro de respeito para os fãs precisa passar obrigatoriamente por endereços como o 22 Gladstone Avenue, Feltham. Um placa azul na fachada indica que foi ali que a família Bulsara viveu assim que desembarcou no país.

Outras residências do líder do Queen na cidade estão em 12 Stafford Terrace W, perto da estação de metrô High Street Kensington, e 36 Sinclair Road W14, apartamento em que ele viveu com os companheiros de banda. Isso sem contar a casa situada no endereço 1 Logan Place, em Kensington, onde viveu os últimos anos de vida.

Os fãs de Freddie Mercury ainda precisa colocar no roteiro o Wembley Stadium, palco da icônica apresentação no festival Live Aid, em 1985 (considerado por muitos como o maior show de rock de todos os tempos), o Imperial College, palco do primeiro show do Queen, em  18 de julho de 1970, e o Hyde Park, onde a banda se apresentou para 150 mil pessoas em 1976.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

  • Montreux

Montreux, na Suíça

Quem vai ao pequeno vilarejo de Montreux, na Suíça, onde fica o magnífico Castelo de Chillon, encontra uma estátua de  Freddie Mercury com o braço para cima e o punho cerrado. A escultura fica na Place du Marché, às margens do Lago Genebra, e está sempre cercada de flores deixadas pelos fãs.

Foi em Montreux que o líder do Queen compôs suas últimas canções. Ele era um apaixonado pela cidade, e a banda até mantinha um estúdio por lá, o Mountain Studios. O carinho de Freddie pela região pode ser notado na letra de “Winter Tale”, a  última música escrita por ele.

Além de belas paisagens e da estátua de Freddie Mercury, quem vai a Montreux encontra um museu dedicado ao Queen, o Queen Studio Experience Montreux, situado no Cassino Barrière. A região também está muito próximo a Lausanne, uma das cidades mais turísticas da Suíça.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados