As férias escolares de dezembro e janeiro, que marcam o fim do ano letivo, são um período aguardado por muitos alunos para descansar e se divertir. Mas, existem maneiras de combinar diversão e aprendizado, especialmente no que diz respeito à prática de idiomas. O exercício contínuo das diferentes línguas é essencial para a retenção e aprimoramento das habilidades e, com o apoio da tecnologia, é possível vivenciar esse processo de forma estimulante e eficaz.
“Tornar-se falante de um idioma é um processo cumulativo: quanto mais se pratica, mais se progride. Por isso que as férias escolares não precisam ser um período de pausa total para esse treinamento. Com os aplicativos e ferramentas disponíveis hoje em dia, é possível fortalecer e expandir as habilidades linguísticas de alunos em diferentes níveis de proficiência dia após dia e mantê-los engajados e preparados para os desafios futuros”, aponta Marjorie Robles, Diretora de Desenvolvimento de Produtos na Pearson.
1- Estabeleça uma rotina diária.
A prática regular ajuda a consolidar o conhecimento adquirido e evitar a perda de habilidades. Além disso, a exposição contínua à língua estrangeira facilita a internalização de estruturas gramaticais e vocabulário, tornando o uso do idioma mais natural e fluente. Por isso, mesmo em tempos em que está fora do seu dia a dia de estudos, dedique um tempo, mesmo que curto, para praticar o idioma. Fará toda a diferença ao retornar à rotina!
2- Explore apps de aprendizado
3 - Consuma conteúdos no idioma de estudo
Filmes, séries e vídeos, quando assistidos no idioma que se está aprendendo – com ou sem legendas – ajuda na compreensão auditiva e na familiarização com diferentes sotaques e gírias. Ler livros, artigos e blogs também é uma excelente forma de expandir o vocabulário e desenvolver melhor a compreensão textual, além das habilidades de Reading e Writing.
4 - Participe de comunidades
Há várias maneiras de aprimorar suas habilidades linguísticas fora do ambiente digital. Participar de grupos de conversação e interação cultural quando estiver em outro país, ou até mesmo em projetos locais com esse propósito é uma boa pedida. Em São Paulo, há bares (para quem pode frequentá-los) que oferecem um ambiente descontraído para a prática de diferentes idiomas enquanto o público interage entre si e participa de dinâmicas temáticas como noite de jogos, karaokês e festas latinas.
Além disso, existem plataformas online que permitem que os usuários conversem com falantes nativos e outros aprendizes, promovendo a prática de conversação e a troca cultural. Em tempo, programas de voluntariado e intercâmbios também são excelentes maneiras de imergir na língua e nos costumes locais, pois além de aprimorar as habilidades linguísticas, levam à compreensão mais profunda das tradições do país.
5 - Pratique com jogos e atividades lúdicas
Sobre Marjorie Robles
Marjorie Robles é a Diretora de Desenvolvimento de Conteúdo de Idiomas para Adultos, Franquias e Projetos Customizados na Pearson. Ela lidera a criação de experiências de aprendizagem inovadoras e impactantes, garantindo que os alunos adquiram habilidades linguísticas eficazes e progridam em suas jornadas pessoais e profissionais.
Sobre a Pearson
Na Pearson, nosso propósito é simples: ajudar as pessoas terem a vida que imaginam por meio do aprendizado. Acreditamos que cada oportunidade de aprender é uma chance para avançar pessoalmente. É por isso que cerca de 18.000 dos nossos funcionários estão comprometidos em criar experiências de aprendizado vibrantes e enriquecedoras, projetadas para causar impactos positivos na vida real. Somos a empresa líder mundial em soluções de aprendizagem ao longo da vida, atendendo clientes em quase 200 países com conteúdo digital, avaliações, qualificações e dados. Para nós, aprender não é apenas o que fazemos. É quem somos. Visite-nos em pearsonplc.com.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.