Automóveis Titulo Para profissionais das concessionárias
Mercedes-Benz inaugura Centro de Treinamento em Atibaia

A estrutura, de 3.700m², visa capacitar profissionais da rede de concessionárias da marca, além de atender grandes clientes, como frotistas de caminhões e empresas de ônibus

Natasha Werneck
01/04/2025 | 17:04
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


A Mercedes-Benz inaugurou, em 2025, um novo Centro de Treinamento (CT) em Atibaia, interior de São Paulo. A estrutura, de 3.700m², visa capacitar profissionais da rede de concessionárias da marca, além de atender grandes clientes, como frotistas de caminhões e empresas de ônibus.

LEIA MAIS: Mercedes-Benz se aproxima dos 70 anos de atividades na cidade


O espaço reúne salas de aula teórica e prática, auditório, veículos, agregados e ferramentas convencionais e especiais. A unidade oferece treinamentos de operação para caminhões e ônibus, cursos de manutenção e serviços. Até o final do primeiro semestre, o CT contará também com um simulador de direção desenvolvido em parceria com o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).


Vale ressaltar que desde 1982, quando a Mercedes-Benz inaugurou sua primeira estrutura específica para treinamento, já foram realizados mais de 3,8 mil cursos, somando mais de 460 mil participações. Atualmente, a montadora disponibiliza mais de 600 opções de cursos para seus colaboradores. Somente em 2024, foram mais de 8.900 participações, com foco em sistemas híbridos e novas tecnologias. Para 2025, com o novo Centro de Treinamento e novos cursos previstos, a expectativa é alcançar entre 9.500 e 10 mil participações.


O novo CT de Atibaia foi estrategicamente localizado entre os aeroportos de Viracopos e Guarulhos, facilitando o acesso de profissionais de diferentes regiões do país. O valor do investimento não foi detalhado pela empresa, apenas alegou que está “dentro do pacote de investimentos”.


COMO PARTICIPAR


Os treinamentos são voltados exclusivamente para profissionais das concessionárias Mercedes-Benz, que devem ser convidados por suas empresas para participar. Profissionais independentes que desejam se capacitar precisam buscar uma concessionária, já que o CT não aceita inscrições diretas do público. O custo médio do treinamento por profissional é de R$ 585, valor considerado “simbólico” e custeado pela própria concessionária.


Atualmente, a Mercedes-Benz conta com 180 concessionárias e 5.275 colaboradores. Além dos treinamentos presenciais, a empresa mantém parcerias com instituições como o SENAI Ipiranga, que possui uma sala exclusiva da marca para descoberta de novos talentos, e o SEST SENAT, que auxilia na formação de motoristas profissionais.

LEIA MAIS: Cerca de 7.000 peças da Mercedes avaliadas em R$ 25 milhões são furtadas


SALAS ESPECIALIZADAS


De acordo com Douglas Holps, coordenador de treinamento, o CT de Atibaia conta com oito salas preparadas para diferentes abordagens didáticas. “Todas as salas são preparadas tanto para treinamento gerencial, quanto técnico”, afirmou ao Diário. 


Segundo o coordenador, há duas salas voltadas para sistemas técnicos, como literatura de serviço, diagnóstico e peças. Além disso, há espaço destinado ao ensino de elétrica, eletrônica e mecatrônica. Outro ambiente foi pensado no diagnóstico inicial do veículo, onde alunos solucionam falhas apresentadas em caminhões com a técnica de “jogo e jogador”, que consiste em entender a falha e saber diagnosticar quais peças estão envolvidas no problema. Depois, os alunos seguem para outra sala com um diagnóstico avançado, onde o profissional realiza a análise de forma independente. Há o ambiente de sistema elétrico, onde é simulado uma cidade para ensinar a lógica de funcionamento. “Coloco um tabuleiro no chão e simulo uma cidade, onde cada uma é formada por condomínios residenciais e  as casas representam um fusível, ou um módulo, que necessitam de uma fonte de alimentação (energia, água, gás). Faço essa analogia de todo mundo depende de quem, vou para o caminhão e mostro para o aluno o que representa”, explicou Douglas. 


Ele ressalta ainda que há a sala de power train, focada no treinamento de componentes de transmissão de força e, por fim, a sala de treinamento em gerenciamento de motores para ônibus.

LEIA MAIS: Trabalhadores na Mercedes-Benz aprovam reajuste salarial de 3,83%


CAPACITAÇÃO


Entre os treinamentos oferecidos, um dos destaques é a capacitação para manutenção de ônibus elétricos. Como esses veículos exigem manuseio especializado, os treinamentos são ministrados por profissionais qualificados, garantindo segurança no processo. Já para os caminhões elétricos, a Mercedes-Benz está investindo na formação de especialistas no Japão, que posteriormente trarão seus conhecimentos para cursos no Brasil.


Sandro Onofre, gerente sênior de desenvolvimento de rede e treinamento, destaca o compromisso da empresa com a inovação: “Trouxemos o que há de melhor em recursos tecnológicos e metodologias de ensino para Atibaia. Nosso objetivo é que os alunos possam se concentrar no essencial: aprender a realizar manutenções, fazer reparos e devolver os veículos à estrada o mais rápido possível.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;