Responsável pelo cuidado com o armazenamento e o transporte dos recursos produzidos por uma empresa, nos mais variados segmentos, ou até mesmo em operações militares, a logística se faz presente em todo o mundo, seja por terra, ar ou mar. É nessa área na qual ocorre o controle do fluxo de produção, desde o início, no recebimento de materiais, até a entrega no ponto de consumo ao cliente final, no tempo determinado e sem que haja prejuízos às partes.
Na logística, tudo é feito com planejamento estratégico de rotas e executado de forma monitorada visando a maior eficiência possível. Isso, na esfera empresarial, gera maior fluidez nos processos, acelera a velocidade, e cria mais atenção e eficiência. Tudo isso resulta em produtos de maior qualidade, mais economia e, consequentemente, maior satisfação do consumidor.
Segundo o Índice de Desempenho Logístico, do Banco Mundial, por meio da Unidade de Comércio Internacional, que avalia 160 nações, os cinco países com melhor logística no mundo, que abrange parâmetros como eficiência no processo de desembaraço aduaneiro, infraestrutura de transporte e rotas, entre outros, são, nessa ordem, Alemanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido e Singapura. Nessa tabela o Brasil ocupa apenas a 65ª posição.
Já segundo o Aemli (Agility Emerging Markets Logistics Index), ranking que aponta os países emergentes com mercado de logística mais promissores, de 2021, o Brasil ocupa a 16ª colocação entre 50 nações participantes. Neste mesmo estudo, em 2012 o país figurava em terceiro e chegou a aparecer em segundo em 2014. Desde então, cai anualmente na tabela. Outro ramo importante, a logística internacional tem como objetivo o comércio entre dois ou mais países e serve para encurtar relações e tornar facilitadas as transações de produtos e serviços, ligando fabricantes aos parceiros, tais como fornecedores, transportadores e operadores nas mais diversas partes do planeta.
Cada vez mais integrada ao cotidiano, seja aqui ou no Exterior, a prática da logística tem influenciado nossas vidas e mudado o comportamento do consumidor e das empresas quanto ao atendimento ao cliente. O setor vem crescendo e tem ganhado mais importância nas relações comerciais.
Imprescindível para o planejamento estratégico da empresa, é essencial para o funcionamento da sociedade como um todo, seja no mundo corporativo ou nas mais simples operações do dia a dia. É vital para o bom funcionamento dos mais diversos segmentos tem colocado o mundo ao alcance de todos.
Jenifer Balotim do Nascimento é analista de logística internacional, bacharel em administração de empresas e MBA em gestão de comércio exterior e negócios internacionais pela FGV.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.