Diadema concentra duas e Santo André uma vítima fatal no ano; Grande ABC ultrapassou 5.000 casos confirmados da doença
Matéria atualizada às 14h54
Mais uma morte por dengue foi confirmada e a região contabiliza três óbitos pela doença no ano. A vítima fatal foi registrada em Diadema, e é a segunda notificada na cidade em 2025, a primeira foi no início do mês, segundo dados do painel da Secretaria de Estado da Saúde. Santo André concentra a outra morte no Grande ABC, no dia 24 de março, em uma mulher de 55 anos.
Os dois óbitos em Diadema ocorreram em pacientes do sexo masculino com idade entre 51 e 55 anos. Segundo a Prefeitura, o primeiro caso foi internado na rede municipal de saúde, em fevereiro, e faleceu no mesmo dia de internação. Já a segunda vítima ficou internada na rede estadual de saúde, em março, por sete dias antes de vir a óbito.
Em relação às ocorrências, o Grande ABC ultrapassou 5.000 casos. Santo André (1.462), Diadema (1.414) e Mauá (961) são as cidades com mais registros. Em apenas 20 dias, as notificações de dengue cresceram 67,6% e passaram de 3.113 no dia 3 de abril para 5.219 até esta quinta-feira (24). Outras oito mortes e 3.724 notificações estão sendo investigadas na região.
Apesar de relevante, a alta nos casos já é esperada para o período, segundo confirmam infectologistas ouvidos pelo Diário. Isso porque os registros da doença crescem consideravelmente durante o verão por conta da alta incidência de chuvas. O acúmulo de água intensifica a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre-amarela urbana, chikungunya e Zika.
LEIA TAMBÉM: Segunda morte por dengue na região é confirmada em Diadema
O Estado de São Paulo já ultrapassou a marca de meio milhão de ocorrências e chegou a 514.662 casos. No total, 5376 mortes foram confirmadas em São Paulo, enquanto 472 óbitos estão em investigação. Na Grande São Paulo, são 55.061 registros de dengue e 17 vítimas fatais.
Comparativo
Essa é a 17ª semana epidemiológica do ano. No mesmo período do ano passado, de acordo com dados do governo estadual, os sete municípios do Grande ABC registravam 3.950 casos confirmados de dengue - 1.269 (32,1%) notificações a menos que as 5.219 contabilizadas em 2025.
Nessa mesma semana, em 2024, foram notificados dois óbitos (Santo André e Mauá). No total, a região teve no ano passado 65 mortes e 59 mil casos de dengue.
Estado de emergência
Até o momento, nenhuma das sete cidades do Grande ABC decretaram estado de emergência para dengue. As prefeituras alegam que no momento não há justificativa epidemiológica para adotar a medida e seguem monitorando a evolução da doença e promovendo as ações de combate à dengue.
São Paulo está em estado de emergência para doença desde do dia 19 de março. A decisão ocorreu após São Paulo atingir a marca de 300 casos por 100 mil habitantes. O decreto facilita ações de combate à doença, pois permite que os municípios destinem recursos sem necessidade de licitação e também possam receber verbas adicionais dos governos federal e estadual.
LEIA MAIS: Grande ABC não deve ampliar faixa etária para vacina da dengue
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.