Em agosto, os pesquisadores da UFABC (Universidade Federal do ABC) apresentarão em audiência pública o Plano Municipal de Redução de Riscos de Mauá, realizado em parceria com a Defesa Civil da Prefeitura de Mauá. O apoio da ação é do governo federal por meio da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades.
Os pesquisadores vão de rua em rua, visitando moradias e locais onde observam sinais que apontam vários tipos de riscos, como a desestabilização de talude que pode ocasionar deslizamento de terras.
O trabalho teve início em março do ano passado e foi realizado em etapas, com reconhecimento e levantamento do local. O Jardim Zaíra já recebeu a visita dos pesquisadores, que agora avançam para o Jardim Feital. “Já fizemos a área mais complexa e tem sido fácil dialogar com os moradores. Tudo foi fotografado por drones, que apontam detalhes como declividade dos terrenos, por exemplo”, explicou o engenheiro ambiental Fábio de Santis.
A também engenheira Talita Gonsales registrou o relato do morador do Jardim Zaíra Marcelo Veloso sobre a encosta atrás de sua oficina. Ele detalhou informações que passam a integrar o estudo. “No ano passado, houve uma atividade na rua de trás, que fica acima do meu terreno. Quando choveu, a água veio com pneu, entulhos e muita água barrenta”, disse Veloso.
“Quando percebemos o risco maior, já avisamos a Defesa Civil, que toma as providências. O importante é salvar vidas” afirma Gonsales,
Foi o que houve na intensa chuva do dia 31 de março. O volume esperado era de 2mm, no entanto, em 1h40, a cidade enfrentou uma chuva que acumulou 132mm.
Segundo a Prefeitura, as obras desenvolvidas na cidade ajudaram que em pouco tempo a água escoasse e as equipes pudessem iniciar o trabalho de limpeza, desobstrução de vias e orientação do trânsito. “A Defesa Civil já tinha antecipado ações preventivas para as áreas mais precárias, inclusive retirando famílias de áreas perigosas”, disse o Paço.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.