Sobre quatro rodas

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares Oliveira

 Grande sucesso dos cinemas,Pequena Miss Sunshine, lançado em 2006, conta a história de uma família que, para realizar o sonho da pequena Olive de concorrer em um concurso de beleza para pré-adolescentes, atravessa os Estados Unidos de um canto a outro dentro de uma Kombi amarela enferrujada. Dá para imaginar o tamanho da aventura? Você encararia? Andar milhares de quilômetros dentro de um veículo pode não ser a mais confortável das experiências, mas sem dúvida deixa lembranças memoráveis.

A jornalista de Mauá Renata Ramos Cortizo Cardoso, 33 anos, e o marido, Ronaldo Cardoso dos Santos, 34, são amantes de viagens de carro. Prova é que, juntos, já encaram diversos roteiros e conheceram lugares como Maringá e Curitiba, no Paraná, Florianópolis e Balneário Camburiú, em Santa Catarina, entre tantas outras cidades pelo caminho.

Renata garante que para eles não tem tempo ruim, tanto que fez um dos roteiros quando estava grávida. No ano passado, foi para Balneário Camburiú quando o filho tinha 1 ano e meio. “A gente gosta de viajar de carro pela praticidade de fazer nosso próprio roteiro. Dá para ficar o tempo que quer, vai para onde e a hora que desejar. Fora que é possível conhecer melhor os lugares. É outra vibe, é muito legal, a gente gosta bastante”, explica.

A médica veterinária Valéria Lungo, 46, que morou muito anos na região e agora está em Jaraguá do Sul, também é dessas que encara uma boa e longa viagem de carro. Sua primeira experiência foi ao lado do marido, em 2004, quando saíram de São Paulo e seguiram rumo ao Rio Grande do Sul pelo Litoral. Depois de alguns dias ainda subiram o mapa até Itacaré, na Bahia.

Ao todo, foram 23 dias e 8.000 quilômetros de estrada. Pelo caminho, tiveram a chance de conhecer Ilha do Mel, Camboriú, Porto Belo, Florianópolis, Guarda do Embaú, Praia do Rosa, Laguna, Torres e Cannyons na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Serra Gaúcha e Serra do Rio do Rastro.

Retornaram a São Paulo, onde pernoitaram e seguiram sentido Rio de Janeiro, também pelo Litoral, passando por Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Vitória, Porto Seguro, praia do Espelho, até Itacaré. Já o retorno foi feito pelas cidades históricas de Minas Gerais. “Nós gostamos porque dá pode ir parando para apreciar os locais com calma”, garante. Aliás, reservar hotéis pelo caminho é uma boa para descansar o suficiente para o dia seguinte.

Não bastasse a coragem de encarar as estradas brasileiras, a última aventura do casal foi há menos de um mês pela Europa. “Passamos por cinco países, sendo três deles de carro. Alugamos um veículo em Frankfurt, fizemos parte da Rota Romântica (na Alemanha), passamos pela Áustria e fomos de carro até Veneza (Itália)”, finaliza.

Brasil oferece vários destinos que suprem bem as expectativas dos turistas ‘on the road’

Quem se animou e deseja se aventurar de carro Brasil afora, mas não sabe por onde começar, existem diversos roteiros que prometem encantar os turistas. Tudo depende, é claro, das preferências de cada um.

Entre algumas opções está o Litoral de Florianópolis, desde as praias da capital até a costa Leste, passando pela famosa Jurerê Internacional, Canasvieira, Barra da Lagoa, Joaquina e Açores. Além disso, o centro histórico da capital com pontos como a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico e o Mercado Público merecem a visita.

O Rio de Janeiro é um Estado que oferece diversas opções de roteiros, como seguir pela estrada partindo da capital até a cidade serrana de Petrópolis. A Região dos Lagos também é boa opção para quem não abre mão de belas paisagens e de boa infraestrutura. Ao todo, são sete cidades e diversas praias no caminho, como Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.

Já para quem parte de São Paulo, uma das opções é viajar pelo Litoral pela rodovia Rio-Santos. Saindo de Santos, a estrada possui 457 quilômetros de extensão. Neste trajeto é possível conhecer Ilhabela, Guarujá, Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Já quem deseja desbravar o Nordeste, uma das opções é conhecer o Ceará, partindo de Fortaleza e seguindo até Jericoacoara, considerada uma das praias mais bonitas do mundo, com paradas obrigatórias em Cumbuco e Lagoinha.

Minas Gerais é outra viagem inesquecível. O roteiro pela Estrada Real, construída durante o século 17, parte de Ouro Preto até Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ao todo são cerca de 500 quilômetros de muita história, delícias gastronômicas e simpatia.

Checar ‘saúde’ do carro é essencial para evitar perrengues
Para não passar por apuros durante o caminho, a palavra de ordem é planejamento. É necessário pesquisar todo o roteiro, além de colocar na ponta do lápis a previsão de gastos com combustível e pedágios, alimentação e hospedagem, que, se reservada previamente, melhor.

Os cuidados com o veículo, que deve estar em bom estado, e uma revisão prévia também garantem que ninguém será pego de surpresa. Respeitar as regras de trânsito, assim como os limites de velocidade e conferir se todos os usuários do veículo estão usando cinto de segurança são essenciais.

Também é preciso ficar atento aos sinais de cansaço. Mesmo que uma parada não programada atrase um pouco o cronograma, é preferível descansar, uma vez que sono é condição perigosa para a direção.

Quando um dos passageiros é criança ou animal de estimação, também é necessário estar atento aos equipamentos de segurança exigidos por lei. A cadeirinha é obrigatória para crianças de até 7 anos e meio e para cachorros maiores.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados